top of page

A expografia do Memorial Amstad apresenta temas relevantes da história que trouxe para Nova Petrópolis o modelo cooperativo que inspirou o Brasil.

Confira abaixo quais são:

Padrão Gráfico 1.png
Padrão Gráfico 1.png

IMIGRAÇÃO
Cultura e Legado

Somos parte de um todo, formados pela história de quem chegou primeiro e moldados pelas experiências que vivemos, em uma terra a ser desbravada.

 

Confira nesta exposição um pouco da trajetória dos imigrantes europeus, que trouxeram em sua bagagem não apenas roupas, mas seus sonhos e expectativas de um futuro melhor, dando início a colonização na Serra Gaúcha.

Imigração - 1.png
Padrão Gráfico 1.png

NOVA PETRÓPOLIS
e o Espírito Cooperativo

Uma cidade que prospera e está em constante evolução. Com um espírito de união que deu vida à inúmeras associações e ao modelo cooperativo vigente até hoje, esta cidade foi agraciada com o título de Capital Nacional do Cooperativismo no Brasil, em 19 de janeiro de 2010, pela lei federal 12.205/2010.

 

Confira nesta exposição um pouco mais do que fez e faz desta cidade um local próspero para o Cooperativismo germinar.

Nova Petrópolis.png
Padrão Gráfico 1.png
Padrão Gráfico 1.png

Um homem cuja mente e ações estavam à frente de seu tempo. Um líder comunitário que não poupou esforços para fazer de sua passagem por este mundo uma grande obra de Cooperação. O Memorial Amstad traz em sua expografia a história de vida e os ensinamentos de Theodor Amstad, considerado, pela Lei Federal 13.926/19 de 09/12/2019, o Patrono do Cooperativismo no Brasil.

 

Confira nesta exposição um pouco mais sobre a trajetória deste homem, cujo papel de liderança foi fundamental para o início do Movimento Cooperativo no Brasil.

Amstad.png

THEODOR AMSTAD
O Patrono do

Cooperativismo

bottom of page